Desde 1987 a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) vem desenvolvendo um programa do mais alto padrão técnico-científico de formação de especialistas brasileiros no setor de Petróleo. O Centro de Estudos de Petróleo (CEPETRO) apoia disciplinas de graduação e o Programa de Pós-graduação em Ciências e Engenharia de Petróleo (CEP) através do convênio de cooperação com a Petrobras e do Programa de Recursos Humanos da ANP. 

CEP é mantido sob responsabilidade conjunta da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e do Instituto de Geociências (IG) e dispõe de bolsas dos organismos de fomento à pesquisa como CNPq, CAPES e FAPESP e, além disso, conta com apoio de diversos projetos e programas de pesquisa como PRONEX, FINEP, CTPetro e outros.

graduação e pós-graduação 

O estudante da Unicamp que se interessar pelo tema petróleo pode iniciar suas atividades na área ainda na graduação. Os graduandos em Engenharia Mecânica e Geologia, após terem cursado setenta por cento do curso, podem optar pela modalidade petróleo e cursar as disciplinas oferecidas pelo Departamento de Energia (DE). 

 O ingresso nos cursos de graduação da Unicamp se dá por meio de concurso vestibular. Para saber mais, acesse o site da Comissão Permanente para Vestibulares-COMVEST.

Já os estudantes que ao finalizarem a graduação optarem por seguir seus estudos na área de petróleo e energia, podem ingressar no curso de pós-graduação em Ciencias e Engenharia de Petróleo - CEP. 

Estudantes e professores deste curso de pós-graduação são responsáveis por importantes avanços científicos e tecnológicos na exploração e produção de petróleo, contribuindo para o desenvolvimento da industria e da pesquisa brasileira nesse setor.