A Comissão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) foi criada em fevereiro de 2020, e é formada por diversos colaboradores de diferentes áreas do Centro. Essa comissão tem como missão auxiliar a Diretoria nas questões relacionadas a saúde, a segurança e o bem-estar dos funcionários, visitantes e prestadores de serviços e também em questões relacionadas ao meio ambiente nas mais diversas atividades do Centro. 

A Comissão de SMMA, atua como um facilitador das demandas internas de segurança do trabalho e meio ambiente, repassando-as aos órgãos competentes da Universidade. As ações que envolvem gerenciamento de resíduos, segurança no trabalho e o bem estar dos colaboradores estão alinhadas com as diretrizes da Universidade, e também recebe apoio da mesma, através do GEARE (Coordenadoria de Gestão Ambiental e de Resíduos) e da Divisão de Segurança do Trabalho e Divisão de Saúde Ocupacional, com palestras instrutivas e vistorias periódicas as instalações do Centro. Além disso, a comissão também recebe apoio do Setor de Segurança do Trabalho da Funcamp, com cursos e treinamentos periódicos na área de segurança em laboratório. 

No ano de 2020, a comissão de SSMA teve papel importante na tomada de decisões e planejamento do retorno gradual das atividades do setor administrativo e laboratorial do CEPETRO. Foram definidos critérios para se manter a segurança como a disponibilização de equipamentos e insumos que garantissem a proteção individual e desinfecção de superfícies de trabalho, bem como indicado o número máximo de pessoas em cada local de trabalho e os rodízios nas equipes para que as atividades essenciais e laboratoriais pudessem retornar dentro dos padrões sanitários exigidos pela situação de pandemia e em conformidade com as normas do comitê COVID da Universidade. 

Mesmo com a maioria dos seus colaboradores em regime home office desde 2020, o CEPETRO participou das ações da Semana do Meio Ambiente e do Movimento Lixo Zero da UNICAMP . Durante as jornadas foram divulgados via e-mail várias postagens com sugestões de como reduzir o lixo produzido nas residências e começar a compostagem de resíduos orgânicos com ações simples e aplicáveis, além de descarte consciente de resíduos e ações que minimizam o impacto ao meio ambiente. 

  • Membros da Comissão SSMA 2021-2023
  • Portaria Interna CEPETRO 001/2020 - Criação da Comissão SSMA
  • Plano de Gerenciamento de resíduos do CEPETRO:
     

  • Plano de Gerenciamentos de Resíduos do CEPETRO 2021