Criado em virtude de uma demanda crescente por pesquisas na área de petróleo e gás que unissem universidades e empresas em busca de novos conhecimentos e tecnologias para o setor, o Centro de Estudos de Petróleo - CEPETRO, destaca-se por seu caráter interdisciplinar e colaborativo.

Ao longo de sua trajetória, tem se destacado pela excelência em suas pesquisas, desenvolvidas em padrões internacionais. A maior parte delas é apoiada por parcerias estabelecidas nos diversos ramos de atividades da indústria petrolífera por meio de convênios acordados entre a universidade e as instituições interessadas. 

Desde a sua fundação, o CEPETRO tem gerado e disponibilizado conhecimento, bem como solucionado problemas, por meio da abordagem interdisciplinar, encorajando o trabalho colaborativo e estimulando seus pesquisadores a transitarem entre departamentos, faculdades, áreas e limites institucionais.

Os projetos de pesquisa são financiados por várias fontes. Dentre as principais destacamos a Petrobras, a ANP, a CAPES, o CNPq, a FAPESP, a Finep e outras organizações ou empresas do setor privado. Parcerias são estabelecidas com empresas que trabalham com o Centro e seus pesquisadores em projetos de pesquisa de interesse mútuo. Além disso, contamos com o valioso apoio de agências de fomentos brasileiras, bem como de organizações dedicadas ao setor.

O resultado desta prática de cooperação inclui numerosas parcerias com o setor privado e instituições líderes em pesquisa, gerando uma relação holística entre universidade e indústria, dirigida às necessidades de desenvolvimento do setor e aos anseios da sociedade.