Em 2018, o CEPETRO ampliou sua parceria com a FAPESP e empresas petrolíferas passando a sediar dois grandes centros de pesquisa:

O CINE – Center for Innovation on New Energies, com a missão de realizar pesquisas nas áreas de transportadores de energia densa, armazenamento avançado de energia, metano para produtos e ciências dos materiais computacional e química; resultado de parceria entre Shell e FAPESP e que conta com grupos de pesquisa da Unicamp e de diversas universidades do Brasil e exterior.

 Uma grande mudança está ocorrendo no planeta Terra: a transição de uma matriz energética na qual predominam os combustíveis fósseis para uma economia baseada em fontes de energia renováveis e processos sustentáveis. 

O CINE participa ativamente desta transição energética, otimizando as novas formas de gerar e armazenar energia, por meio de pesquisa na fronteira do conhecimento, e transferência de tecnologia à indústria.

Conheça o CINE - Acesse: www.cine.org.br

O EPIC - Centro de Inovação em Produção de Energia, resultado de acordo de cooperação entre Equinor e FAPESP, e cujas linhas de pesquisa terão enfoque na otimização da produção de óleo e gás, considerando tanto a simulação numérica de reservatórios quanto a elevação artificial em cenários de aplicação do pré e pós-sal.

Com abordagem em processos e máquinas mais eficientes, espera-se aumentar a recuperação com menor consumo de energia e, consequentemente, menores emissões de carbono. Um outro importante passo é acelerar a descarbonização, no desenvolvimento de competências com foco em CCUS (Captura e Armazenamento de Carbono).

Além disso, melhorar a eficiência dos processos, a diversificação e a integração dos sistemas de produção de energia são estratégias importantes para reduzir as emissões de carbono. Por essa razão, o escopo do EPIC foi ampliado desde o início, para englobar pesquisa e inovação na área de Energia e Recursos Naturais.

Conheça o EPIC - Acesse: www.epicenergy.org.br