Dado o caráter interdisciplinar de suas atividades de pesquisa, o Centro de Estudos de Petróleo - CEPETRO, orgulha-se por agregar pesquisadores atuantes nos diferentes níveis de pesquisa e formados nas diversas áreas que envolvem o tema petróleo.

Pode-se dividir esses pesquisadores em três categorias:

Docentes Pesquisadores:

Engloba os profissionais que desenvolvem pesquisa no CEPETRO e que também são vinculados à Universidade na carreira de magistério superior. O CEPETRO conta com a colaboração de pesquisadores associados que também compõem o quadro docente da Universidade. São professores de institutos e faculdades que, por meio de suas diferentes formações e especializações, promovem a interdisciplinaridade tão característica do Centro.

Pesquisadores Internos:

São aqueles que se dedicam exclusivamente às atividades fim de suas pesquisas e que podem ser contratados como pesquisadores via Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) ou via Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O CEPETRO conta com a colaboração de profissionais altamente qualificados em suas atividades de pesquisa. Os pesquisadores internos são oriundos das diversas áreas do conhecimento como Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Civil e Elétrica, Geociências, Química e Matemática. Em sua maioria, possuem nível mínimo de mestrado e, além de suas atividades de trabalho, estão frequentemente se aprimorando, visando atender às necessidades de atualização sempre constante na área de produção, desenvolvimento e tecnologia em que se encontram.

Pesquisadores Externos:

São profissionais vinculados a outras universidades ou instituições, de ensino ou pesquisa, e que se ligam a projetos de pesquisa desenvolvidos com o apoio do CEPETRO.

Ao estabelecer parcerias, a atividade de pesquisa é enriquecida com o intercâmbio de idéias e conhecimento, difundindo-se técnicas e práticas, além de criar oportunidades de desenvolvimento profissional para todos os envolvidos.